top of page

Desafios do inicio de uma dieta



Todo inicio de um plano alimentar, de uma dieta, tem suas dificuldades e aqueles momentos em que o paciente acha que não será possível ou que não vai se adaptar. Nesse momento é necessário ter em mente que trata-se de uma mudança em sua rotina, e como qualquer mudança é necessário ter paciência para adaptação, e isso pode levar um tempo.

Não apenas no inicio de uma reeducação alimentar, mas de um novo treino, novo trabalho ou qualquer outra mudança de rotina, pode gerar um “stress” no corpo e mente por um tempo até se acostumar à nova realidade. Estudos mostram que, com essas mudanças, aumentam o nível de cortisol no corpo significativamente, uma vez que o corpo irá priorizar a manutenção glicêmica no sistema nervoso e não aos músculos e inibindo a ação da serotonina (hormônio do bem estar). Mas com a adaptação dessas novas rotinas esse nível tende a diminuir e a nova rotina se tornar mais agradável e passar a ser um estilo de vida. Além disso, a mudança na alimentação substituindo alimentos ricos em gorduras, sal, aromatizantes, sabores artificiais e outros meios utilizados pela indústria para deixar os alimentos com sabores mais atenuados, por alimentos naturais, pode não ser tão agradável até que o paladar seja readaptado a tais sabores.

É muito importante que se tenha em mente os benefícios trazidos por tais mudanças de hábitos, que podem ser a curto, médio ou a longo prazo, e não estamos falando apenas esteticamente pra quem deseja um corpo “perfeito”, mas também do reflexo na saúde e bem estar. Após a adaptação da nova rotina alimentar e as atividades físicas, todos os pacientes relatam se sentirem melhor no dia-a-dia, dormirem melhor, não sentirem-se fadigados ou cansados e terem muito mais disposição para realização das atividades diárias.

Traçar uma meta e um objetivo a ser alcançado é um grande aliado para o sucesso da mudança e manutenção do plano alimentar. Saber qual o foco principal, ou seja, se é o ganho de massa, a definição muscular, o emagrecimento, minimização, controle ou prevenção de problemas patológicos, ou simplesmente mudança de estilo de vida que é o mais importante para garantir uma vida com mais qualidade, serve como incentivo diário. A organização na rotina é fundamental, ter horários adequados para a alimentação, respeitando sempre todas as refeições, fazendo-a em ambiente adequado, onde se tenha a percepção do que está sendo ingerido, quantidade e saciedade. Muitas pessoas, por exemplo, fazem suas refeições vendo TV ou desviando a atenção ao celular, tablete, computador ou outra mídia, e isso atrapalha muito no sucesso da execução do plano alimentar. A individualidade e realidade de cada um deve ser sempre respeitada, cada um tem sua necessidade nutricional, horários e tipos de alimentos a serem ingeridos. Pegar dietas prontas de sites aleatórios ou indicados por pessoas que não tenham um embasamento adequado pode trazer grandes malefícios a sua saúde e frustração no decorrer na dieta. É importante a busca por novos sabores, experimentar alimentos ainda não conhecidos, porém também é importante que a cultura e costumes façam parte do novo plano alimentar como forma de fomento a adesão da nova rotina. Para isso a escolha e planejamento dos alimentos adequados é primordial.

Lembre-se sempre que cada passo é uma vitória, e que os resultados não são como milagres, eles apenas vem com a disciplina diária, seguindo sempre as orientações e rotinas do plano alimentar e atividade física com comprometimento. Procure sempre um Nutricionista para iniciar uma dieta, só ele é o profissional capacitado para calcular sua dieta com os alimentos mais adequados ao seu objetivo e realidade.


Tenha foco, seja firme e disciplinado que os resultados vem!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page