top of page

A importância de uma rotina alimentar


​A responsabilidade diária muitas vezes acaba sendo um empecilho veiculada a correria e a falta de tempo, atrapalhando diretamente na alimentação adequada causando diversos problemas que vão muito além do ganho de peso, influenciando em muitos casos no surgimento de diversas patologias associadas a má alimentação e alto nível de estresse.

No dia-a-dia muitas pessoas acabam não priorizando o tempo adequado e não mantendo a periodicidade necessária na alimentação por estarem muito ocupadas com o trabalho, ou estarem presas ao trânsito, ou por muitos outros motivos naturais da rotina diária. Mas e a alimentação adequada, deveria mesmo não ser priorizada? Com toda certeza o trabalho é necessário para nossa sobrevivência e vivência na sociedade, uma vez que quase todas as atividades que fazemos envolvem custos. Porém, podemos procurar sempre uma saída que se encaixe em nossa rotina, seja de trabalho ou lazer, para manter uma alimentação mais balanceada.

Horários

Manter uma rotina de horários para nossa alimentação é fundamental para mantermos o equilíbrio em "não comer além do que precisamos". Eu particularmente procuro ser disciplinado e orientar meus pacientes/clientes a seguir essa rotina, pois tenho observado na prática clínica que para a maioria das pessoas, o auto controle em comer uma quantia reduzida antes de sentir fome acaba sendo mais fácil que comer uma quantidade aumentada porém sem extrapolar a necessidade fisiológica depois de um intervalo grande sem se alimentar, como acontece nas dietas de jejum intermitente que estão sendo muito discutidas na atualidade, salvo alguns casos onde o paciente/cliente mantém uma disciplina forte para alcançar o resultado almejado, o que acontece com atletas por exemplo, que seguem rigorosamente o plano proposto em gramas e ml, sem mais e sem menos. Manter essa rotina de horários auxilia na regulação da alimentação, tornando automático a percepção do horário de comer e também da quantidade, além disso, tal prática pode influenciar melhorando problemas de desconfortos gástricos como inchaço, flatulência e dificuldades de regulação do funcionamento intestinal.

O que comer

Isso é individual, e o acompanhamento nutricional é indispensável para a escolha do melhor alimento de acordo com suas necessidades e rotina. Mas para todos vale a dica do "quanto mais natural o alimento, melhor". Alimentos processados e ultra-processados como enlatados, conservas, fast food, salgadinhos de pacote, biscoito recheado, entre outros, são ricos em condimentos que podem causar ou agravar problemas de saúde como colesterol, diabetes, hipertensão e problemas gastro-intestinais. Vale a pena se programar e consumir uma alimentação com melhor aporte nutricional, para aqueles que não tem tempo de preparar os alimentos no horário da refeição, montar marmitinhas para a semana e deixar prontas armazenadas adequadamente para consumo no dia-a-dia é uma ótima saída. E para os casos em que se é feito as refeições fora de casa, levar as marmitas para o trabalho é uma excelente opção. Mas atenção, tanto para as marmitas montadas para serem consumidas em casa quanto para as serem levadas para consumo no trabalho, é necessário o armazenamento em recipientes adequados e sob temperatura ideal de acordo com cada tipo de alimento, para que o mesmo não sofra deterioração causada pela proliferação de microorganismos que podem ser prejudiciais a saúde. Para os lanches intermediários, prefira sempre os iogurtes, frutas ou um suco natural e a menos que seja uma situação de emergência, que ocorre esporadicamente, não se deixe enganar por ̶b̶a̶r̶r̶i̶n̶h̶a̶s̶ ̶d̶e̶ ̶a̶ç̶ú̶c̶a̶r̶ barrinhas de cereais, ̶b̶i̶s̶c̶o̶i̶t̶o̶s̶ ̶d̶e̶ ̶f̶a̶r̶i̶n̶h̶a̶ ̶e̶ ̶c̶o̶n̶s̶e̶r̶v̶a̶n̶t̶e̶s̶ ̶c̶o̶m̶ ̶u̶m̶ ̶p̶o̶u̶q̶u̶i̶n̶h̶o̶ ̶d̶e̶ ̶f̶a̶r̶i̶n̶h̶a̶ ̶i̶n̶t̶e̶g̶r̶a̶l̶ biscoitos integrais (lembrei daquela música que diz: "99% anjo perfeito mas aquele 1% é vagabundo...", seria mais ou menos isso, 99% farinha branca, açúcar e conservantes e 1% farinha integral, cuidado) e adicione sempre uma fonte de fibras nesses lanches, assim auxilia no controle glicêmico evitando picos e também na absorção de colesterol, além de promover sensação de saciedade e evitar a formação de radicais livres.

Água

A ingestão de água, principalmente agora em dias quentes, é muito importante e não podemos deixar a correria do dia-a-dia interferir nisso. O consumo durante o decorrer do dia ajuda a manter nosso organismo hidratado, e não precisa esperar sentir aquela sede, pois quando isso acontece é um sinal que nosso organismo envia informando que já estamos entrando em processo de desidratação. Um bom exemplo disso é quando sentimos dor de cabeça que é um sintoma da desidratação, uma vez que o sistema nervoso central necessita de água para seu funcionamento adequado. Lembre-se sempre de tomar um pouquinho água, e para quem sente dificuldade em tomar, uma boa dica são as águas saborizadas com frutas (limão, laranja, morango), gengibre, canela, cravo ou hortelã. Também deixar garrafinha sempre por perto, em cima da mesa de trabalho é sempre uma excelente forma de lembrar de tomar água. A água além de hidratar que é sua função primária, também promove a excreção de toxinas do organismo através da urina e auxilia no processo digestivo desde a ingestão até excreção. Não apenas nos dias quentes, mas no dias frios de inverno é fundamental beber bastante água, mesmo sendo natural sentirmos menos sede nessa época do ano. Muita atenção na qualidade da água que será ingerida, pois a água pode ser veículo direto de microrganismos nocivos a nossa saúde, e a água para ingestão deve ser potável e de boa qualidade, caso não possua um bom sistema de filtragem, uma dica é ferver a água que será consumida e armazena-la adequadamente. E por fim, vale deixar uma dica de conscientização, para as outras tarefas em que necessitamos de água, como higiene pessoal, limpeza de casa, carros etc, utilize sempre a água com consciência, sem desperdício, pois o que você desperdiça hoje, pode fazer falta amanhã!

Um super abraço!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page