top of page

A diferença entre emagrecer e “ser emagrecido”



Era uma vez uma pequena menina que morava em uma casinha com sua mãe em um bosque muito bonito, cheio de flores e pássaros. Por sempre usar uma capa de cor vermelha, foi carinhosamente apelidada de Chapeuzinho Vermelho. Um belo dia sua mãe pediu para que Chapeuzinho Vermelho fosse até o bosque pegar algumas maçãs para que ela fizesse uma deliciosa torta para levar para sua avó, que morava logo depois do bosque. Chapeuzinho Vermelho, logo correu buscar as maças, às trouxe e junto de sua mãe fizeram uma deliciosa torta, com muito amor e carinho. Ao sair de sua casa para visitar a avó e levar a torta, sua mãe lhe orientou:

Chapeuzinho, há dois caminhos para chegar na casa de sua avó, um é o caminho mais curto que é mais rápido, porém é muito perigoso, pois tem que passar por dentro do bosque onde mora um lobo mau (muito mau), e o outro é o caminho mais longo e mais demorado, mas você vai em segurança e sem correr nenhum risco. Vá pelo caminho mais longo, por fora do bosque!

Chapeuzinho concordou e disse para sua mãe que seguiria seu conselho. Resumindo a história (porque todos já devem conhecê-la), chapeuzinho vermelho decidiu desobedecer a sua mãe, e foi pelo caminho mais curto, o lobo mau então a pegou e por sorte, a história acaba terminando com final feliz, depois de muitos transtornos, tanto à ela, quanto para sua vovozinha e sua mãe.


No processo de emagrecimento, também existem dois caminhos, assim como na história da Chapeuzinho Vermelho. Um é o caminho “mais longo” onde a pessoa emagrece, de forma saudável, com saúde, através de uma reeducação alimentar, com uma alimentação adequada e ajustada de acordo suas necessidades que são individuais, e com devido acompanhamento de um nutricionista. Trata-se de um processo gradativo. Esse “caminho” é considerado como “mais longo” porque é um processo de aprendizado, organização e que, segundo GABRIEL; ZANCUL; OLIVEIRA, 2008, contempla diferentes fases até atingir o objetivo esperado. A primeira fase é a fase de Pré Contemplação, nessa fase o indivíduo ainda não decidiu adotar as mudanças necessárias para um comportamento mais saudável, por não perceberem a importância de tais mudanças ou simplesmente por recusa. A segunda fase é a fase de Contemplação, nessa fase o indivíduo começa a aceitar e querer as mudanças em seu comportamento e hábito alimentar. Depois vem a fase de Preparação, onde o indivíduo começa a traçar um plano de mudança e decide mudar seus hábitos. Em seguida, a fase de Ação, onde o indivíduo começa a executar o plano traçado de forma consistente. E por fim a fase de Manutenção, onde o indivíduo já está com os novos hábitos solidificados e incorporados em sua rotina, nessa fase o objetivo é evitar o relapso, que pode ocorrer não apenas nessa última fase, mas em qualquer uma das anteriores. Esse processo é individual, e a rotina, os costumes, tempo de cada um, dentre outros fatores são muito importantes e por isso, devem ser considerados, assim, os resultados podem ocorrer de forma mais rápida para algumas pessoas e mais lentamente para outras. O outro caminho, o “mais rápido”, é o que a pessoa “é emagrecida” através dietas mirabolantes encontradas em sites sem embasamento cientifico, por indicação de amigos, por privação da alimentação (pulando as refeições e passando por longo período sem se alimentar), por tentarem dietas por conta e "da modinha" ou por pílulas e skakes que prometem e proporcionam resultados rápidos, mas que podem prejudicar a saúde e na maioria das vezes, as pessoas voltam a ganhar peso quando os retiram de sua rotina. Nesse caminho o indivíduo não aprende sobre a alimentação adequada, sobre como se alimentar, sobre rotinas, escolher quais alimentos são mais adequados para seu perfil e suas necessidades e não é respeitado a individualidade de cada um, é o mesmo shake, na mesma quantidade, com as mesmas composições para todos que tomam. Ou seja, não é observado as fases de mudança para um hábito saudável, e as consequências são nítidas a curto, médio ou em longo prazo.

Algumas pessoas buscam o emagrecimento por estética, beleza ou estilo de vida e outras por necessidade, por problemas de saúde, mas seja qual for o caso, escolha hábitos saudáveis, escolha o caminho “MAIS LONGO” e leve uma vida adequada, saudável de forma natural e correta, reeducando seus hábitos para Emagrecer de forma totalmente adequada, segura e com os devidos acompanhamentos e orientações e não para SER uma pessoa EMAGRECIDA.


Vale salientar que o ÚNICO profissional capacitado para orientar e desenvolver planos dietéticos é o Nutricionista.


Agende já a sua consulta!


Forte abraço!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page