Cuidado, ressaca!
Dor de cabeça, tontura, tremores, náuseas, falta de apetite, desconforto gastrintestinal... Esses são alguns dos sintomas causados pela veisalgia, popularmente conhecida como ressaca, que pode deixar seu “pós-party” muito desagradável.
Em algumas datas comemorativas do ano e principalmente nas de final de ano como Natal e Reveillon, as pessoas acabam exagerando no consumo de bebidas alcoólicas para deixar a festa “mais animada”, mas no dia seguinte os sintomas podem ser os piores, chegando até ao ponto de você prometer que NUNCA MAIS IRÁ COLOCAR BEBIDA ALCOOLICA NA BOCA, não é?
A ressaca sempre se associa a intoxicação aguda de álcool, que tem inicio entre 6 e 8 horas após cessar o consumo (quando quase todo álcool e seus metabólitos são eliminados do corpo), e pode continuar por até 24hrs. A intoxicação por álcool acontece pela influência de vários fatores, sendo o principal devido o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. De acordo com a bebida ingerida e seu teor alcoólico a intoxicação será mais rápida. Por exemplo: 30ml de destilado, 100ml de vinho e 330ml de cerveja contém aproximadamente a mesma quantia de álcool puro (entre 10 a 12g).
Durante esse processo, ocorrem alterações significativas nos padrões endócrinos e fisiológicos do nosso organismo, além de acidose metabólica e a desidratação que ocorre devido à indução de sudorese e pelas alterações na produção de urina, onde aproximadamente entre 600ml a 1 Litro de água são eliminados a cada 4 doses de bebida ingerida.
Previna-se
• Beba com moderação
• Evite os famosos PTs e não consuma bebidas alcoólicas em excesso.
• Procure ingerir água alternadamente com a bebida alcoólica (para cada copo de bebida alcoólica, tome um copo de água), isso irá reduzir e até mesmo evitar os efeitos da ressaca. As águas saborizadas podem ser um excelente opção.
Seja consciente, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas além dos efeitos que podem ser causados após a ingestão como a ressaca e outros já citados acima, podem causar problemas sérios de saúde como pancreatite, problemas renais, hepáticos, gastrointestinais dentre outros.
Quando o consumo não deve ser feito?
Se for menor de idade;
Se estiver grávida ou amamentando;
Se for realizar qualquer tipo de trabalho;
Apresentar algum problema de saúde que possa ser agravado pela ingestão de bebidas alcoólicas;
Se estiver fazendo uso de medicamentos que interage diretamente com o álcool;
SE FOR DIRIGIR.
Curiosidade
Uma lata de cerveja de 350ml possui aproximadamente 150Kcal e 13g de carboidratos. CUIDADO!
Para finalizar, que todos tenham um final de ano muito responsável, cheio de boas energias, comemorações e momentos agradáveis, e um 2017 cheio de conquistas, SAÚDE e coisas boas. FELIZ ANO NOVO!
Um forte abraço!
DEIVID RAPHAEL